SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2018
“O LIXO QUE TEMOS. A CIDADE QUE QUEREMOS!”
CONCURSO DE FANTASIA COM MATERIAL RECICLADO
REGULAMENTO
1 - OBJETO
1.1 A Prefeitura Municipal de Corumbá por meio da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal - FMAP e Parceiros realizarão, no período de 04 a 10 de junho de 2018, vários eventos alusivos ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema: “O lixo que temos. A cidade que Queremos”, onde destacamos o Concurso de Fantasias confeccionadas com materiais recicláveis, direcionado às Escolas Municipais, com premiação para o 1º lugar. O concurso acontecerá no dia 09 de junho de 2018, às 16 horas, no Jardim da Independência, durante a realização da Feira Ambiental.
2 - JUSTIFICATIVA
2.1 Esse concurso visa à participação efetiva das Escolas Municipais e a integração de seus alunos, havendo assim maior divulgação e, consequentemente, maior conscientização dos benefícios da separação dos materiais recicláveis.
2.2 Essa iniciativa é um instrumento sensibilizador e de transformação social, pois incentiva e fomenta a criatividade e a produção artística dos alunos, ao mesmo tempo em que conscientiza a todos sobre a importância da separação do lixo e da reutilização de alguns materiais.
3 - DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO - DATA / HORA / LOCAL
3.1 O concurso será no dia 09/06/2018, no Jardim da Independência às 16 horas, durante a realização da Feira Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a qual terá inicio às 14 horas, com várias outras atrações no local.
3.2 O regulamento do Concurso será publicado no Diário Oficial do Município, site Oficial da Prefeitura Municipal e demais meios de comunicação/divulgação de todos os direitos e deveres inerentes à sua realização.
4 - DA CONFIRMAÇÃO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES
4.1 As Escolas Municipais interessadas em participar desse Concurso deverão confirmar sua participação por meio de inscrição, a qual deverá ser entregue somente na Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, situada na Rua Cuiabá, 1614 - Centro.
5 - DA INSCRIÇÃO
5.1 As Fichas de Inscrições deverão ser entregues somente na Fundação do Meio Ambiente do Pantanal - Rua Cuiabá, 1614 - Centro - tel: 3907 5342, no período de 11 a 30 de maio de 2018.
5.2 Cada escola terá um(a) representante;
5.3 As inscrições fora desse período, não serão aceitas e consideradas não válidas.
6 - DA SELEÇÃO
6.1 A Comissão Julgadora será composta por cinco avaliadores, convidados pela FMAP, que escolherão, dentre as inscritas, a melhor fantasia, levando em consideração os seguintes critérios:
6.1.1 Originalidade;
6.1.2 Criatividade;
6.1.3 Acabamento;
6.1.4 Variedade de materiais usados alternativos e/ou recicláveis na confecção da fantasia (papelão, metal, plástico);
6.1.5 Grito de guerra da torcida;
6.1.6 Animação da torcida;
6.2 Os julgadores estarão junto aos alunos no Coreto do Jardim da Independência avaliando os quesitos desse regulamento, que serão apresentados com desfile no palco principal e com cada concorrente sendo anunciado pelo animador do evento;
6.3 A Comissão Julgadora será composta por entidades culturais representadas e/ou pessoas de Público e notório conhecimento na área artística e cultural, a convite da FMAP;
6.4 Critérios de desclassificação:
** - A fantasia deverá ter no mínimo os três (03) materiais acima citados: papelão, metal e plástico. A fantasia que não seguir esse critério será desclassificada.
*** - A fantasia não poderá ser confeccionada somente com um (01) material. A fantasia que não seguir esse critério será desclassificada.
7 - DA PONTUAÇÃO
7.1 - A Comissão Julgadora pontuará a media final seguindo os seguintes critérios com suas respectivas notas:
Originalidade (2,0)
Criatividade (1,5)
Acabamento (2,0)
Variedade de materiais usados alternativos e/ou recicláveis na confecção da fantasia (papelão, metal, plástico) (2,0)
Grito de guerra da torcida (1,5)
Animação da torcida (1,0)
8 - DA PREMIAÇÃO
8.1 A melhor fantasia receberá uma (01) TV 42”.
8.2 O resultado será anunciado uma (01) hora após o término do desfile com a entrega do prêmio à Escola vencedora.
8 - DO DESEMPATE
8.1 Em caso de empate a nota de CRIATIVIDADE será utilizada como critério de desempate.
8.2 Persistindo o empate, o critério ORIGINALIDADE será utilizada.
8.3 Persistindo ainda será utilizado o critério emprego de materiais como critério de desempate.
Obs. Persistindo o empate, a decisão final será definida pelos jurados, não cabendo recurso contra esta decisão.
Corumbá, Maio de 2018
Ana Cláudia Moreira Boabaid
Diretora Presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal