Aguarde por favor...
Corumbá nº518 de 13/08/2014

Edital Final FECC 2014

EDITAL N. 001/2014 – FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO DE CORUMBÁ (FECC) /2014

1 – Do Objetivo

1.1 – O Festival Estudantil da Canção de Corumbá busca incentivar o interesse da população pela música como fonte de cultura e lazer, valorizando as manifestações culturais regionais, promovendo o ambiente educacional prazeroso e apresentando os talentos musicais das redes municipal, estadual, federal e particular.

2 – Das responsabilidades

2.1 – O Festival Estudantil da Canção de Corumbá (FECC 2014) está sob responsabilidade do Comitê de Gestão Compartilhada, formado pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Fundação de Cultura de Corumbá.

3 – Da Participação e Organização do FECC

3.1 – Poderão participar do “FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO DE CORUMBÁ” (FECC): os alunos da rede pública municipal, estadual ou federal, bem como os da rede privada de ensino, em todas as modalidades educacionais partindo do ensino fundamental até o ensino superior, desde que cumpram os requisitos previstos neste edital.

3.2 – O FECC será composto por cinco categorias premiáveis, dividindo-se da seguinte maneira:

I – Categoria Infantil;

II – Juvenil;

III – Adulto;

IV – Gospel;

V - Banda.

3.2.1 – Nas categorias I, II, III e IV os candidatos poderão se apresentar de forma individual ou em conjunto.

3.2.2 – Considera-se conjunto a apresentação realizada por, no mínimo 02 (dois) e no máximo 05 (cinco) integrantes, caracterizada pela participação vocal de todos os integrantes e com acompanhamento exclusivo da banda oficial do festival.

3.2.3 – Independente da opção de canto individual ou em conjunto a premiação será por categoria.

3.2.4 – Categoria Infantil (7 a 11 anos), podendo inscrever apresentação solo ou em conjunto, com acompanhamento exclusivo da Banda disponibilizada pelo FECC.

3.2.5 – Categoria Juvenil (12 a 17 anos), podendo inscrever apresentação solo ou em conjunto, com acompanhamento exclusivo da Banda disponibilizada pelo FECC.

3.2.6 – Categoria Adulto (acima de 18 anos), podendo inscrever apresentação solo ou em conjunto, com acompanhamento exclusivo da Banda disponibilizada pelo FECC.

3.2.7 – Categoria “Banda” (integrantes acima de 07 anos completos), caracterizada por ter todos os seus participantes executando a apresentação, vedado o acompanhamento da Banda disponibilizada pelo FECC.

3.2.8 – A categoria Banda deverá conter no mínimo 03 (três) e no máximo 07 (sete) integrantes, devendo haver, entre eles, no mínimo um vocalista.

3.2.9 – Categoria Música Gospel (idade mínima de 07 (sete) anos).

3.3 – O FECC será dividido em 03 etapas: a) Seletivas Iniciais, b) Seletiva Eliminatória, e c) Fase Final Classificatória.

3.3.1 - É obrigatória a participação na 1ª e 2ª etapas para concorrer na Fase Final Classificatória.

3.4 – 1ª Etapa - Seletivas Internas

I – As seletivas internas compreendem as ações anteriores e o preenchimento e protocolo de entrega da ficha de inscrição (anexo deste documento) por parte da instituição de ensino na qual o intérprete é matriculado. Cada unidade escolar só poderá inscrever um candidato por categoria não sendo obrigatória a participação em todas. No caso da Unidade Escolar não indicar um participante em alguma categoria, não haverá a possibilidade de repassar esta vaga para outra unidade.

II – É facultado às unidades educacionais a participação no FECC, não cabendo qualquer sanção a não participação no festival.

III – No caso da categoria “Banda”, mencionada nos itens 3.2.7 e 3.2.8, não há necessidade dos alunos candidatos serem matriculados na mesma escola. A inscrição deverá ser realizada em nome de uma unidade escolar, sendo esta, origem de matrícula de pelo menos um dos integrantes. É obrigatório que todos os integrantes da “Banda” sejam alunos regularmente matriculados em alguma unidade de ensino de Corumbá-MS.

IV – A realização da etapa das seletivas internas é de responsabilidade integral da unidade de ensino (UE), sendo vedada a escolha de músicas que façam apologia ao crime, contenham palavras com teor sexual ou que, de qualquer forma, atentem contra a honra e dignidade de pessoas e aos direitos humanos. Sendo, ainda, vedada a interferência do Comitê de Gestão Compartilhada do FECC nos métodos escolhidos pela UE para seleção dos concorrentes que a representarão. Sendo, ainda, obrigação da UE o encaminhamento das fichas de inscrição, autorizações e outros documentos, se necessários, dentro do prazo e no local estabelecido neste edital.

V – As inscrições, em caráter totalmente gratuito, têm início no dia 13 de Agosto de 2014 e término em 20 de Agosto de 2014. As fichas, devidamente preenchidas e acompanhadas de CD contendo a versão da música constante na ficha de inscrição, deverão ser protocoladas diretamente na Secretaria Municipal de Educação, na sede da Prefeitura Municipal de Corumbá, (Rua Gabriel Vandoni de Barros, s/nº, 2º piso – SEMED), das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção de sábado e domingo.

3.5 – Seletiva Eliminatória

I - Será realizada no Instituto Luiz de Albuquerque (ILA), conforme o cronograma abaixo:

26/08/2014 – Seletiva Eliminatória da Categoria Infantil, a partir das 15h30;

27/08/2014 - Seletiva Eliminatória da Categoria Juvenil, a partir das 17h;

28/08/2014 - Seletiva Eliminatória da Categoria Gospel, a partir das 15h30;

29/08/2014 - Seletiva Eliminatória das Categorias Adulto e Banda, a partir das 17h.

II – As apresentações serão avaliadas por corpo de jurados composto por pessoas de renome junto ao meio artístico local e regional.

III – Na Seletiva Eliminatória serão avaliados os quesitos: Afinação e Interpretação.

IV – No quesito afinação o jurado avaliará se o intérprete da música manteve ou não a afinação da voz, durante toda sua execução.

V – No quesito interpretação será avaliado o desempenho de todo o conjunto musical que estiver se apresentando, observada a forma como o candidato apresenta a música, dentro do estilo musical escolhido.

VI – Nessa fase os candidatos serão considerados classificados ou não classificados.

VII – No dia 02/09/2014 será divulgada a relação dos classificados para a Grande Seletiva no site www.corumba.ms.gov.br.

3.6 – Grande Seletiva

I- A Grande Seletiva é composta por dois momentos: Ensaio e Apresentação.

II – Os ensaios ocorrerão entre os dias 08 e 16 de Setembro de 2014, sendo que nos dias 15 e 16 serão realizados os ensaios gerais, no Instituto Luiz de Albuquerque (ILA), com horários e ordem definidos pelo Comitê de Gestão, publicados no site da Prefeitura Municipal de Corumbá www.corumba.ms.gov.br.

III – Deverão participar dos ensaios, todos os candidatos classificados na etapa anterior, desde que tenham cumprido os requisitos estabelecidos neste edital.

IV – Em caso de ausência do candidato no ensaio, no dia e horário previstos pelo Comitê de Gestão do FECC, o mesmo será automaticamente eliminado. O tempo de atraso tolerado é de 10 (dez) minutos.

V – O Festival Estudantil da Canção de Corumbá ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2014, no Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, localizado na rua Porto Carrero, a partir das 18h30 min.

VI – Os candidatos deverão se credenciar no local das apresentações, com a equipe de organização, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, antes do início de cada noite do evento.

VII – O tempo máximo para realização de cada apresentação é de 6 (seis) minutos, podendo ser interrompida após finalizado o limite. Aquele que exceder o tempo destinado à apresentação sofrerá penalizações, podendo até ser eliminado da competição.

VIII – As apresentações serão avaliadas por corpo de jurados composto por, no mínimo, 03 (três) pessoas de renome junto ao meio artístico local e regional.

IX – Nas apresentações dos dias 17, 18 e 19 de setembro os candidatos serão avaliados, com notas de 5,0 (cinco) a 10 (dez), sendo permitida a nota 0,5 (meio) nos quesitos: Apresentação, Afinação e Interpretação.

X – No quesito afinação o jurado avaliará se o intérprete da música manteve ou não a afinação da voz, durante toda sua execução.

XI – No quesito interpretação será avaliado o desempenho de todo o conjunto musical que estiver se apresentando, observada a forma como o candidato apresenta a música, dentro do estilo musical escolhido.

XII – No quesito apresentação será avaliada a desenvoltura e comunicação do vocalista e demais integrantes, quando houver, à adequação da forma de apresentação.

XIII – Em caso de empate na nota final será considerado classificado o candidato que, na seguinte ordem:

a)Obtiver o maior número de pontos no quesito afinação;

b)Obtiver o maior número de pontos no quesito interpretação;

c)Obtiver o maior número de pontos no quesito apresentação.

XIV– Os classificados para a final serão divulgados ao término das apresentações do dia 18 de Setembro de 2014.

XV – As notas obtidas nesta etapa não seram cumulativas para a última noite de apresentações.

3.7 – Fase Final

I – A Fase Final ocorrerá no dia 19 de Setembro de 2014, no mesmo local das apresentações, a partir das 18h30, e repetirá a metodologia dos incisos VI, VII e VIII do item 3.6 deste edital.

II – Em caso de empate na nota final será considerado vencedor o candidato que, na seguinte ordem:

a)Obtiver o maior número de pontos no quesito afinação;

b)Obtiver o maior número de pontos no quesito interpretação;

c)Obtiver o maior número de pontos no quesito apresentação.

III – O resultado será divulgado ao término das apresentações dos finalistas no dia 19 de Setembro de 2014.

4 – Das torcidas

4.1 – As unidades de ensino poderão inscrever torcidas organizadas, com no máximo 80 integrantes, para concorrer à disputa de melhor torcida do FECC.

4.2 – O número máximo de inscrição para essa disputa será de 15 torcidas, que deverão estar devidamente caracterizadas.

4.3 – O critério de seleção para participação das torcidas, no caso de mais de 15 unidades solicitantes, será ordem de recebimento da inscrição.

4.4 – No caso de ocorrer entrega simultânea da 15ª torcida, será utilizado o critério de sorteio.

4.5 – As torcidas serão avaliadas, com notas de 5,0 (cinco) a 10 (dez) sendo permitida a nota 0,5 (meio) nos seguintes quesitos:

I – Animação;

II – Alegorias,

III – (Educação) - Disciplina e Organização, sendo avaliado o respeito às outras torcidas, aos intérpretes e ao público em geral, não sendo permitidas vaias, palavras de baixo calão, ou qualquer outra ação ou omissão que de alguma forma atente contra a integridade física ou moral de terceiros.

IV – Em caso de empate na nota final será considerada vencedora a torcida que, na seguinte ordem:

a)Obtiver o maior número de pontos no quesito animação;

b)Obtiver o maior número de pontos no quesito alegorias;

c)Obtiver o maior número de pontos no quesito educação.

V - No momento das apresentações musicais fica expressamente proibida a utilização de qualquer objeto sonoro e eletrônico para evitar prejuízo à apresentação do candidato, sendo a torcida penalizada com perda de pontos no quesito Educação.

VI – É expressamente proibida a utilização de instrumentos próprios de banda ou fanfarra em qualquer momento do festival.

5 – Das Premiações

5.1 – As apresentações solo e conjunto, de cada categoria, disputarão o prêmio entre si, sendo somente cinco categorias premiáveis: a) Infantil, b) Juvenil, c) Adulto, d) Gospel e e) Banda.

5.2 – Para os inscritos na categoria Infantil, a premiação consistirá em:

I – primeiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

II – segundo colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

III – terceiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos.

5.3 – Para os inscritos na categoria Juvenil, a premiação consistirá em:

I – primeiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

II – segundo colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

III – terceiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos.

5.4 – Para os inscritos na categoria Adulto, a premiação consistirá em:

I – primeiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

II – segundo colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

III – terceiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos.

5.5 – Para os inscritos na categoria Gospel, a premiação consistirá em:

I – primeiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

II – segundo colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

III – terceiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos.

5.6 – Para os inscritos na categoria Banda, a premiação consistirá em:

I – primeiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

II – segundo colocado: Medalha e Prêmios Diversos;

III – terceiro colocado: Medalha e Prêmios Diversos.

5.7 – Premiação para torcida mais animada:

I – primeiro colocado: Troféu e Prêmios Diversos;

II – segundo colocado: Troféu e Prêmios Diversos;

III – terceiro colocado: Troféu e Prêmios Diversos.

6 – Disposições Gerais

6.1 – Ao realizar a inscrição, a unidade de ensino, o candidato e seus responsáveis legais afirmam estar cientes de todas as disposições deste edital.

6.2 – As decisões da comissão julgadora na fase de apresentação terão caráter irrecorrível e irrefutável.

6.3 – Os organizadores estão autorizados a cancelar ou modificar qualquer item deste regulamento ou formato do evento caso necessário, dando ampla divulgação ao feito.

6.4 – Ao formalizar o ato de inscrição, o participante e/ou seus responsáveis legais autorizam a utilização gratuita da imagem e voz do candidato, para toda e qualquer divulgação relacionada ao FECC, conforme as seguintes disposições:

I - Utilização gratuita, sem fins lucrativos, em número ilimitado de vezes, da imagem do participante no material de divulgação institucional.

II - Reprodução, publicação e cedência, no Brasil e no Exterior sob qualquer forma de suporte de material existente ou que venha a ser criado, às produções que contenham a imagem do participante.

6.5 – Os casos omissos caberão ser julgados pelo Comitê de Gestão do FECC.

____________________

Márcia Raquel Rolon

Prefeita Municipal em exercício

ANEXO I

FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO DE CORUMBÁ – FECC 2014

FICHA DE INSCRIÇÃO

Unidade de ensino: ___________________________________________________

Categoria:

a) ( ) Infantil (7 a 11 anos) ( ) b) Juvenil (12 a 17 anos)

c) ( ) Adulto (Acima de 18 anos) ( ) d) Gospel (Acima de 7 anos)

Modalidade ( ) Individual ou ( ) Conjunto

Intérprete (s):

1) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

2) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

3) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

4) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

5) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

6) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

7) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

Título, autor e intérprete da música a ser executada: ________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Tempo: _________ (máximo de 06 minutos)

Telefones de contato: ( ) __________________ Celular ( ) ______________________

E-mail:___________________________________________________________________

OBS: No caso de haver participantes com idade inferior a 18 anos, obrigatoriamente, deverá ser anexada à ficha de inscrição, para cada participante, o ANEXO IV - Autorização de Participação e de Uso de Imagem para Menores de 18 anos.

Assinaturas no verso

Ao assinar esta ficha de inscrição o(s) candidato(s) e o responsável pela unidade de ensino declaram estar cientes e de acordo com as regras dispostas no edital do FECC 2014.

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

 
____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

 
____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável ( em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável ( em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável ( em caso de menores de idade)

____________________________________
Assinatura e carimbo de gestor(a) da unidade

ANEXO II

Ficha de Inscrição Banda

FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO DE CORUMBÁ – FECC 2014
FICHA DE INSCRIÇÃO

Unidade de ensino: __________________________________________________________

Categoria: Banda

Nome da banda: ____________________________________________________________

Componentes:

1) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

2) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

3) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

4) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

5) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

6) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____

7) ___________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/____



Título, autor e intérprete da música a ser executada: ________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Tempo: _________ (máximo de 06 minutos)
Telefones de contato: ( ) __________________ Celular ( ) ______________________
E-mail:___________________________________________________________________


OBS: No caso de haver participantes com idade inferior a 18 anos, obrigatoriamente, deverá ser anexada à ficha de inscrição, para cada participante, o ANEXO IV -
Autorização de Participação e de Uso de Imagem para Menores de 18 anos.

Ao assinar esta ficha de inscrição o(s) candidato(s) e o responsável pela unidade de ensino declaram estar cientes e de acordo com as regras dispostas no edital n. 001/2014 do FECC 2014.

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

 
____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

 
____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável (em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável ( em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável ( em caso de menores de idade)

____________________________________________________________
Assinatura do Candidato ou do responsável ( em caso de menores de idade)

____________________________________
Assinatura e carimbo de gestor(a) da unidade

Anexo III

FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO DE CORUMBÁ – FECC 2014

FICHA DE INSCRIÇÃO

Unidade de ensino: _____________________________________________________

Nome Fantasia: ________________________________________________________

Quantidade de Integrantes: ____________________

Responsável pela Torcida (maior de 18 anos): ________________________________

_____________________________________
Assinatura e carimbo de gestor(a) da unidade

Recebido por _________________________

Data: _______________________________

Horário: _____________________________

Número da inscrição: ___________________

Anexo IV

AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E DE USO DE IMAGEM PARA MENORES DE 18 ANOS

Eu, ___________________________________________, portador(a) do RG nº _______________, e do CPF nº ________________________, DECLARO estar ciente e de acordo com as regras dispostas no Edital n. 001/2014 do Festival Estudantil da Canção de Corumbá – FECC 2014.

Nos termos do referido edital e na condição de responsável legal, AUTORIZO _____________________________________________, nascido em _____/_____/_____, a participar do FECC 2014, representando a Unidade de Ensino _______________________________________________.

Telefone para contato: ( ) _______________________

Endereço completo: (indicar rua, número, bairro, etc.)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Corumbá/MS, _____ de agosto de 2014.

______________________________________

Assinatura do Responsável