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EDITAL Nº 005/009/2023

Processo N.28.020/2023

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DESTINADO À CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - PROFESSORES, PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ-MS.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, por intermédio da ESCOLA DE GOVERNO DE CORUMBÁ e no uso de suas atribuições, e em conformidade com o Decreto nº. 866, de 27 de dezembro de 2010, e embasamento legal: Art. 37, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, Art. 2º, inciso VII, da Lei Complementar nº 115, de 26 de dezembro 2007 e Art. 2º, inciso III, da Lei Complementar nº 228, de 26 de junho de 2018, Lei Complementar n° 248 de 18 de dezembro de 2019, torna público aos interessados o RESULTADO DOS RECURSOS INTERPOSTOS E A DIVULGAÇÃO DO GABARITO DEFINITIVO do Processo Seletivo Simplificado destinado à Contratação Temporária de Profissionais de Educação - Professores, para suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá-MS, nos termos e condições constantes no Edital de Abertura de 14 de novembro de 2023.

1.              DO RESULTADO DO RECURSO E DO GABARITO DEFINITIVO

1.1            A análise, pela Banca, dos recursos interpostos, com as devidas justificativas, encontra-se no Anexo I deste Edital.

1.2            O ponto relativo à questão anulada será atribuído a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recursos, conforme item 6.5 do edital de abertura.

1.3            O gabarito definitivo encontra-se no Anexo II deste Edital.

Corumbá, 22 de dezembro de 2023

GERSON DAS NEVES FERREIRA DE MORAIS

Respondendo pela Escola de Governo de Corumbá

Resolução n. 66/2023 de 07.12.2023

MARIA APARECIDA DIAS DE MOURA

Presidente da Comissão Organizadora e Avaliadora

Decreto nº 3.045 de 12.09.2023

Anexo I - DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS

QUESTÃO RECORRIDA

RESULTADO

FUNDAMENTAÇÃO

05

Deferido - questão anulada

Resposta correta em duplicidade. A questão deverá ser anulada.

09

Indeferido - questão mantida

O texto de referência indicado na bibliografia BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/MetodologiasAtivas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf trata-se de uma coletânea escrita por vários autores. Ao citar o trecho do livro deve-se referenciar o autor do capítulo e não o organizador do livro. O argumento utilizado pelo candidato não se justifica. Alternativa correta: B De acordo com o texto de referência, na página 78: “Na abordagem da sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudados on-line, antes de o aluno frequentar a aula, usando as TDIC, mais especificamente, os ambientes virtuais de aprendizagem. A sala de aula torna-se o lugar de trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussão em grupo e laboratórios. (VALENTE, 2017).

10

Indeferido - questão mantida

De acordo com o texto de referência, BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/MetodologiasAtivas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf página 18: “São muitos os métodos associados às metodologias ativas com potencial de levar os alunos a aprendizagens por meio da experiência impulsora do desenvolvimento da autonomia, da aprendizagem e do protagonismo. Nesse sentido, ao tratar de problematização, sala de aula invertida, sala de aula compartilhada, aprendizagem por projetos, contextualização da aprendizagem, programação, ensino híbrido, design thinking, desenvolvimento do currículo STEAM,1 criação de jogos, entre outras, este livro mostra a relevância do papel do professor e sua autonomia para criar novos métodos, respeitando os princípios da metodologia ativa.” Assim, a alternativa correta é a D todas as alternativas estão corretas

14

Indeferido - questão mantida

A resposta correta é a alternativa A, conforme a referência bibliográfica DINIZ, Débora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense. (Coleção Primeiros Passos; 324), 2007. O texto se inicia com a afirmação do impacto dos estudos de Paul Hunt, um dos precursores do modelo social de deficiência, trazendo a discussão acerca do modelo social de deficiência em detrimento ao modelo médico e de que maneira esses estudos se estabeleceram. A página 11 do texto apresenta o conceito do modelo social de deficiência: "para o modelo social, a deficiência era o resultado do ordenamento político e econômico capitalista, que pressupunha um tipo ideal de sujeito produtivo". Alternativa A da questão 14. Todas as outras alternativas eram referentes ao conceito de modelo médico de deficiência.

15

Indeferido - questão mantida

A questão refere-se ao capítulo V - da Educação Especial, tendo a resposta correta em seu artigo 59, inciso I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. O artigo 58 citado na questão 15 serve para mostrar o conceito de educação especial, de acordo com a LDB 9.394/96. A questão não é referente aos incisos do artigo 58, mas sim ao Capítulo V da referida lei.

24

Indeferido - questão mantida

A resposta correta sobre o trato pedagógico e a questão racial pode ser encontrada nas Orientações e Ações para educação das Relações Étnico-Raciais (2010, p. 70). No trecho, lê-se: a) A questão racial como conteúdo multidisciplinar durante o ano letivo É fundamental fazer com que o assunto não seja reduzido a estudos esporádicos ou unidades didáticas isoladas. Quando se dedica, apenas, tempo específico para tratar a questão ou direcioná-la para uma disciplina, corre-se o risco de considerá-la uma questão exótica a ser estudada, sem relação com a realidade vivida. A questão racial pode ser um tema tratado em todas as propostas de trabalho, projetos e unidades de estudo ao longo do ano letivo. A alternativa (A) está incorreta porque traz o trecho “preferencialmente à educação artística, literatura e história brasileira”, tirando, assim, seu caráter multidisciplinar, que fica evidente em “em todas as propostas de trabalho, projetos e unidades de estudo” (2010, p.70). Assim, a redação da questão é clara ao mencionar a fonte da pergunta e, por conseguinte, da resposta. Ademais, a pergunta é pautada justamente na questão teórica, que deve subsidiar a prática e a reflexão sobre práticas já cristalizadas no fazer pedagógico. O objetivo aqui é levar a refletir que, apesar de na prática, por vezes, não ocorrer o trato multidisciplinar da questão racial, é assim que os documentos norteadores da educação brasileira a requerem e, portanto, docentes devem ser conhecedores desse fato e aplicá-lo na sua didática diária

26

Indeferido - questão mantida

A alegação da requerente não procede. No ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, seção “Bibliografia”, página 13 do edital, consta a seguinte obra de referência: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica / Secretaria de Educação Básica. - Brasília: MEC, SEB, 2013.

27

Indeferido - questão mantida

A alegação da requerente não procede. No ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, seção “Bibliografia”, página 13 do edital, consta a seguinte obra de referência: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica / Secretaria de Educação Básica. - Brasília: MEC, SEB, 2013.

30

Indeferido - questão mantida

A alegação da requerente não procede. No ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, seção “Bibliografia”, página 13 do edital, consta a seguinte obra de referência: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica / Secretaria de Educação Básica. - Brasília: MEC, SEB, 2013

31

Indeferido - questão mantida

A resposta correta sobre o trato pedagógico e a questão racial pode ser encontrada nas Orientações e Ações para educação das Relações Étnico-Raciais (2010, p. 70). No trecho, lê-se: a) A questão racial como conteúdo multidisciplinar durante o ano letivo. É fundamental fazer com que o assunto não seja reduzido a estudos esporádicos ou unidades didáticas isoladas. Quando se dedica, apenas, tempo específico para tratar a questão ou direcioná-la para uma disciplina, corre-se o risco de considerá-la uma questão exótica a ser estudada, sem realidade vivida. A questão racial pode ser um tema tratado em todas as propostas de trabalho, projetos e unidades de estudo ao longo do ano letivo. A alternativa (A) está incorreta porque traz o trecho “preferencialmente à educação artística, literatura e história brasileira”, tirando, assim, seu caráter multidisciplinar, que fica evidente em “todas as propostas de trabalho, projetos e unidades de estudo” (2010, p.70). Assim, a redação da questão é clara ao mencionar a fonte de pergunta e, por conseguinte, da resposta. Ademais, a pergunta é pautada justamente na questão teórica, que deve subsidiar a prática e a reflexão sobre práticas já cristalizadas no fazer pedagógico. O objetivo aqui é levar a refletir que, apesar de na prática, por vezes, não ocorrer o trato multidisciplinar de questão racial, é assim que os documentos norteadores da educação brasileira a requerem e, portanto, docentes devem ser conhecedores desse fato e aplicá-lo na sua didática diária.

Anexo II - DO GABARITO DEFINITIVO

Questão

Resposta

Questão

Resposta

1

D

19

C

2

B

20

D

3

D

21

B

4

C

22

B

5

ANULADA

23

B

6

D

24

C

7

B

25

A

8

A

26

D

9

C

27

C

10

D

28

A

11

B

29

C

12

C

30

B

13

C

31

C

14

A

32

D

15

B

33

B

16

D

34

B

17

C

35

A

18

B