LEI Nº 2.883, DE 28 DE JUNHO DE 2023.
“Institui o Programa “Banco de Ração e Acessórios para Animais”, no âmbito do Município de Corumbá-MS., e dá outras providências”.
O PREFEITO DE CORUMBÁ faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Artigo 1º. - Fica instituído, no Município de Corumbá/MS, o Programa “Banco de Ração e Acessórios para Animais”, que tem por objetivo: Coletar, Recondicionar, Armazenar e Distribuir Gêneros Alimentícios, perecíveis ou não, desde que em total condição de consumo, bem como, acessórios para animais, tais como: utensílios, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas bolsa de transporte e brinquedos, todos provenientes de doações de:
I - Pessoas Físicas ou Jurídicas de direito privado;
II - Órgãos Públicos;
III - Estabelecimentos comerciais;
IV - Fabricantes ligados à produção e à comercialização, no atacado ou no varejo, de gêneros alimentícios destinados a animais, e;
V - Apreensões realizadas por órgãos da Administração Municipal, Estadual ou Federal, resguardadas a aplicação das normas legais.
Artigo 2°. - A distribuição dos gêneros alimentícios e dos acessórios arrecadados poderá ser feita diretamente pelo Banco de Ração e Acessórios para Animais ou por grupos, entidades, organizações não governamentais (ONG) ou protetores independestes, previamente cadastrados.
§ 1º. - As equipes que realização a distribuição dos gêneros alimentícios e dos utensílios coletados deverão informar, quinzenalmente, o número de animais atendidos pelo “Banco de Ração e Utensílios para Animais”:
Artigo 3º. - São beneficiários do “Banco de Ração e Acessórios para Animais”:
I - Entidade e grupos ligados à causas de proteção animal legalmente constituídas e cadastradas;
II - Protetores independentes cadastrados;
III - Animais Comunitários; e
IV - Famílias cadastradas, que possuam animais, que comprovem baixa renda, nenhuma renda ou condição de vulnerabilidade social, alimentar a nutricional, assistidas ou não por entidades assistenciais.
Artigo 4°. - Fica expressamente proibida à comercialização dos gêneros alimentícios e dos acessórios arrecadados e doados pelo “Banco de Ração e Acessórios para Animais”, sob pena de perder o direito desse benefício.
Artigo 5º. -V E T A D O
§ 1º. - V E T A D O
§ 2º. - V E T A D O
Artigo 6º. - Para os fins desta Lei poderão ser celebrados convênios com instituições públicas ou privadas.
Artigo 7º. - O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no que couber.
Artigo 8º. - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
MARCELO AGUILAR IUNES
PREFEITO DE CORUMBÁ